Vencer a crise através do exemplo de Rute

Ultimamente o que mais ouvimos é sobre a crise. Crise na saúde e crise financeira. Fomos acometidos por um furacão que desafiou nossa ciência e tecnologia. Nem o dinheiro e os hospitais particulares de grande porte podem com um vírus imperceptível aos olhos humanos, mas que destroem o sistema respiratório, especialmente dos mais frágeis.

A Bíblia é cheia de histórias de fragilidade, de crises superadas e outras que sucumbiram famílias inteiras. Escolhi a história de Rute.

Rute era viúva e decidiu acompanhar sua sogra (Noemi) para a terra natal. Sua sogra não tinha nada mais a lhe oferecer a não ser sua simples companhia. Mas, essa companhia, imagino eu que fosse algo extremamente consolador. Não era apenas uma sogra. Era uma amiga.

Ao chegarem na terra natal de Noemi as coisas também não andavam bem. Ali estavam duas mulheres, viúvas e sem apoio nenhum, mas elas decidiram enfrentar a crise.

vencer a crise - espigas

Rute decidiu catar espigas. (Decisão)

Não era sua plantação, eram espigas que pudessem cair da colheita de alguém. Não era uma certeza, mas ela tinha uma decisão: sair de casa e trabalhar!

Rute poderia estar chorando de saudade de sua terra, de seu marido e de fome! Mas, ela decidiu num ato de coragem fazer algo! Algo nada extraordinário, algo comum que estava contido nas leis de Moisés (Levítico 23.22).

vencer a crise

Rute era benevolente com sua sogra – fato que chamou a atenção de Boaz. (Compaixão)

Rute havia acompanhado sua sogra, que poderia voltar sozinha! Veja o vídeo no meu canal do youtube onde falo sobre a Lealdade de Rute para com Noemi. Rute sentia-se responsável por alguém! Não pensava na sua felicidade pessoal, mas era compassiva e misericordiosa. Tanto que a primeira refeição que recebe de Boaz no campo de trabalho, leva, no fim do dia para sua sogra. (Rt. 2.18)

Rute foi trabalhadora e proativa. Não deu lugar à preguiça e não esmoreceu. (Trabalho)

O livro conta que até o fim da colheita, Rute esteve entre as empregadas de Boaz.

Rute ouvia sua sogra e lhe foi submissa ao solicitar o resgate de Boaz. (Submissão)

Rute era humilde, não demonstrava arrogância! Sabia que precisava contar com a benevolência de alguém. Atualmente vivemos na sociedade dos direitos. Os diretos engrandecem as pessoas e lhe trazem orgulho e prepotência. Mas, Deus se agrada dos humildes (Sl. 51.17).

Rute foi abençoada com um filho e entrou na genealogia de Jesus – venceu a crise! (Extraordinário)

A tristeza agora terminara! Rute estava feliz e Noemi mais ainda! Deus entrou na história de Rute e mudou o cenário! Essa é a especialidade de Deus: mudar histórias!

O pequeno livro de Rute pode nos ensinar muito! Ensinar a ser fiel, a ser obediente, a ser trabalhador, a ser compassivo e amoroso, a ser proativo e a ser submisso! Para vencer as crises que enfrentamos ao longo da vida precisamos ter coragem para fazer o diferente – Orfa ficou em sua terra, mas Rute decidiu cuidar de alguém, sua sogra que não tinha mais ninguém por ela! Rute decidiu a fazer o que as pessoas faziam: sair de casa e trabalhar! Rute não ficou esperando o milagre deitada em sua cama, Rute cumpriu a sua obrigação e o milagre Deus fez nesse percurso!

Epilogo

Não espere pelo extraordinário! Vá em busca do ordinário e o extraordinário virá! Faça o que precisa ser feito, mesmo que ninguém esteja fazendo! Obedeça, creia, confie, ame e aja! Deus quer que continuemos firmes! Não esmoreça! Chore o luto, chore a perda, chore o que for preciso chorar, mas seja misericordioso com quem precisa de você! Não seja individualista, oportunista, arrogante, reclamão e prepotente! Ofereça para cuidar de alguém!

A figura de Boaz lembra Jesus! Ele tinha tudo e não precisava de nós, mas Ele decidiu nos redimir, nos amar e nos cuidar! Ele nos recebeu em Seu lar e fez de nós a sua família! Jesus recebeu as Marias, as Rutes, os Josés, os Judas e a todos aqueles que decidiram entregar suas vidas a Ele, que decidiram confiar em Jesus!

Admita que precisa de Jesus, deite em seus pés e peça para ser resgatado! Diga que depende dele, que sem ele nada do que você faz será bem sucedido! Jesus quer a gente por inteiro e quer nos tornar especiais!

Nos encoraje deixando um comentário!