A ansiedade é um mal que tem acometido milhares de pessoas nos tempos atuais. O dicionário Priberam traz os sinônimos de ansiedade como:
- Comoção aflitiva do espírito que receia que uma coisa suceda ou não.
- Sofrimento de quem espera o que é certo vir; impaciência.
“ansiedade”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008- 2021, https://dicionario.priberam.org/ansiedade [consultado em 09-02-2021].
O Salmo 38 é davídico, escrito há muitos anos, nele o rei Davi aparenta estar bem ansioso:
“Estou aflito e mui quebrantado; dou gemidos por causa do desassossego do meu coração […] A minha ansiedade não te é oculta. O meu coração bate acelerado, faltam-me as forças” (vers. 8-10)
Inquietação e taquicardia são sintomas da ansiedade generalizada, e só quem passa por isso sabe como é ruim, a ponto de faltar o ar.
Gosto do fato de Davi não esconder seus sentimentos, temores e pecados sob o manto da religiosidade. Davi escancara seus problemas, pedindo ajuda de Deus.
O homem, segundo o coração de Deus, é autêntico, e demonstra sua vulnerabilidade perante o Senhor, deixando clara a sua dependência.
Ainda nesse Salmo, Davi expõe solidão, perseguição, ameaça e desprezo. Fatos que agravavam seu estado mental.
Davi teve os melhores guerreiros, era um Rei respeitado e ungido pelo Senhor, mas não estava livre das pressões e sentimentos de fracasso.
Uma pessoa pode ser destruída pelas suas emoções, se não souber lidar com elas.
Atualmente temos muitos recursos como psicoterapia, grupos de ajuda e até auxílio medicamentoso. No entanto, vemos a cada dia o número, de pessoas acometidas por ansiedade, se multiplicar. Talvez seja o tempo em que vivemos: muita tecnologia, mas pouco contato físico, apoio familiar e descanso. Precisamos bater metas, atualizar o status e passar uma imagem que alguém possa curtir (nem que seja fake). E sofremos de solidão e incompreensão. Uma sociedade carente e fútil que gera doentes emocionais.
Veja também este artigo sobre os tempos atuais: Esperar em Deus ou correr atrás – Falta tempo para ambos.
Davi também se comparava, nesse Salmo, com seus inimigos: “Meus inimigos são vigorosos e fortes, e são muitos os que sem motivo me odeiam” v. 19.
A comparação também é destrutiva, pois, Deus nos fez únicos, com um roteiro individual: não repetindo o DNA e nem a digital. Aceitar nossa história, com nossos avanços e fracassos, é um dos fatores importantes para enfrentar a ansiedade. E era isso que Davi fazia. Mas, um outro fator importantíssimo é falar sobre o que nos afeta, expor nossos sentimentos e nossas angústias. Nossa alma deseja esvaziar-se de tempos em tempos: Alcançar sabedoria, compreensão, afeto, solidariedade e empatia. Para isso precisamos de abraços, ouvidos e coração, que Deus disponibiliza através dos amigos e profissionais, verdadeiros anjos colocados ao nosso redor
Há ainda uma outra via para o enfrentamento da ansiedade, e está expressa em uma canção antiga que diz — “Em Jesus amigo temos mais chegado que um irmão e ele manda que levemos tudo a Deus em oração”!
A oração é a terapia mais poderosa porque é realizada com o Criador. (Não desmerecendo o trabalho dos importantes psicólogos). A oração alivia a alma e nos conecta com Deus, que nos acolhe e nos oferece conforto e consolo.
Que possamos como o Salmista fazer dos últimos versículos desse texto nossa oração diária, em busca de fortalecimento, renovo, descanso, companhia e cura:
“Não me desampares, Senhor; Deus meu, não te ausentes de mim. Apressa-te em socorrer-me, Senhor, salvação minha”.
Lídia Loback
08.02.2021