Conservando as emoções firmes durante a crise

Conservando as emoções firmes durante a crise

O Salmo de número 57 é um Salmo que Davi escreveu durante uma crise! Davi já tinha sido ungido Rei pelo Profeta Samuel e se encontrava fugindo do Rei Saul. Enquanto esperava o tempo de assumir o trono, Davi fugia do Rei.

Ele tinha uma sentença de morte, sem nada ter feito, a não ser carregar a presença de Deus consigo, algo que já não acontecia com Saul devido a sua teimosia e desobediência a Deus. As vitórias de Davi causavam inveja em Saul que não suportava a sua presença.

Davi, lutando por sua vida, passou por terrenos do inimigo, por desertos e se abrigou em uma caverna. Cavernas não são locais confortáveis! Geralmente são úmidas e sem ventilação. Mas, uma delas, a de Adulão, se tornou um refúgio para Davi.

caverna

Naquele local, reuniram-se a ele pessoas que precisavam também de ajuda e proteção, e desses nasceu um dos exércitos mais poderoso na terra: O exército dos valentes de Davi.

É claro que Davi não tinha essa visão. Provavelmente o que ele via em sua frente era perigo, problemas e um futuro um tanto preocupante. Agora ele não era um homem livre, era uma pessoa que estava confinada a um local nada animador.

No entanto, o Salmo 57 nos chama a atenção para uma canção que Davi compõe em meio ao contexto inóspito: “Meu coração está firme em ti, ó Deus, meu coração está firme; por isso cantarei louvores a ti! Despertem, lira e harpa! Quero acordar o amanhecer com a minha canção” (v. 7 e 8). Alguém que pensa em cantar em um meio a ameaça de morte pela maior autoridade do povo só pode ser uma pessoa cujas emoções são fortes! É alguém que não abre espaço para o desânimo, para a incerteza e para a tristeza! Davi era um homem que louvava em meio a crise, porque um dia aprendeu nas duras lições junto ao Rebanho de ovelhas que pastoreava que, na verdade, nunca estava sozinho, e que as circunstâncias não determinavam os seus sentimentos! O seu coração confiava em Deus!

A atividade desenvolvida junto ao rebanho não lhe deu um futuro, mas o Deus que o acompanhava no seu labor, sim! E os seus sentimentos foram trabalhados de forma que Davi sabia quem era e quem seria, e sabia ainda que nada poderia lhe roubar a confiança em Deus! Davi, muito provavelmente, acordava de madrugada e cantava louvores ao Senhor, enquanto em sua volta era uma aparente derrota! Davi não perseguiu Saul e mesmo tendo o povo a seu lado jamais tomou iniciativa de prejudica-lo, Davi confiava em Deus!

Em um momento de incertezas econômicas ou de saúde, o local onde estamos abrigados é, com certeza melhor do que uma caverna! Do nosso lado está a nossa família (os pais de Davi também o acompanharam nesta época, segundo relato de 1 Sam. 22). As perseguições são o terror espalhado e a falta de estrutura material para se lidar com a crise estão à nossa porta! Mas, se conhecermos ao Deus a quem servimos e se a nossa confiança estiver posta em suas promessas, nossas emoções não serão afetadas pelas circunstâncias! Poderemos cantar! Imaginar uma orquestra nos acompanhando, assim como Davi chamou a lira e a harpa, e louvar ao Senhor, engrandecer-lhe o nome e exaltar a Sua santidade!

Musica

“Sê exaltado, ó Deus, acima dos mais altos céus; que a tua glória brilhe sobre toda a terra!” Sl. 57.11 NVT

Nos encoraje deixando um comentário!