O que é um homem numa montanha?
O que é um transatlântico no meio de um oceano?
O que é um avião na imensidão do céu?
Muitos transatlânticos não chegaram ao porto, foram engolidos pelas muitas águas; muitas pessoas não desceram da montanha e muitos aviões não aterrissaram nos destinos.
Começamos uma viagem sem saber o que nos espera. A bordo dos mais avançados meios de transporte partimos em busca de novos caminhos, de novos conhecimentos e de aventuras. Alguns tentam testar seus próprios limites escalando montanhas, e por vezes são vencidos por elas.
Assim é a nossa vida. Uma constante luta pelo melhor, buscando sempre superar as metas estabelecidas. E o que se ganha com isso? Uma medalha, um nome no Guiness, novos amigos e outras oportunidades.
Tudo muito bom, mas insuficientes para acalmar a ânsia humana de conhecer e superar. Assim que se alcança a conquista, se parte para outra aventura, e nessa busca pode ser engolido pela própria insatisfação ou ganância.
O mar continuará lá, pronto para devorar mais um navio, o céu ainda desconhecido pelos próximos aviões, e a floresta ou a montanha para encobrir outro aventureiro.
É sabido dizer que as rotas mais desconhecidas ainda estão dentro do ser humano, suas indefinições, dúvidas, motivações e desejos. Dentro de cada um de nós existe um imenso mar, um esplendoroso céu e picos agudos de florestas densas.
Às vezes, conseguimos alcançar o mundo externo, deixar uma marca, bater metas e chegar num ponto extremo da terra, mas afundamos nas nossas cobiças, perdemo-nos nos próprios combates e despencamos do cume da ignorância a um poço muito fundo.
“O que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” Marcos 8.36, o que adianta ganhar dinheiro, prestígio e honras e perder seu destino, sua família, seus valores?
O que adianta atravessar o deserto do Saara e perder-se em dúvidas? Ou ir do Ocidente ao Oriente e não vencer a solidão? Subir a montanha, mas afundar-se na lama da estupidez?
O mundo inteiro não possui o valor da alma humana. A alma foi implantada em nós pelo Criador e não se é comprada por preço nenhum! Nenhum prêmio acumulado é capaz de quitar uma alma, nenhuma tecnologia é capaz de compreendê-la.
Na nossa caminhada o que, de fato, tem sido investido nessa alma? Quais sonhos e respostas demos a ela? Como tratamos suas marcas, medos e dissabores? Como atravessamos seu terreno arenoso e escorregadio? Como costumamos a perdoá-la por seus desencantos e fracassos?
Bens, glórias e famas não nos acompanharão até o final, mas a alma sim. Até o último suspiro está conosco, é a nossa fiel companhia que um dia será requerida de nós, ignorando nossa trajetória e reafirmando nossa instabilidade, transitoriedade e fragilidade humana.
O que tens preparado, para quem será?
Se inscreva nos canais do YouTube e Facebook, e seja informado sobre novos conteúdos bíblico de qualidade, que abençoam sua vida, e compartilha com seus contatos, para que outros possam ser abençoados também!
Canal no YouTube: youtube.com
Pagina no FaceBook: /respingosdagraca
Pagina Pessoal on FaceBook: /lidia.loback