Naquele tempo Ezequias ficou doente esteve perto de morrer. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse:
“Assim diz o Senhor: ‘ponha em ordem a sua casa, pois você vai morrer, não se recuperará'”. 2 Reis 20.1
Se ouvíssemos uma sentença dessa qual seria nossa reação? Penso que, a maioria de nós, faria como Ezequias fez: chorou amargamente, e fez uma rápida justificativa de que não merecia morrer naquele momento.
Deus ouviu a sua oração e lhe acrescentou 15 anos a sua vida. Porém, ao ler esta passagem nos deparamos com algo Ezequias não deu importância: ele não colocou a casa em ordem! Teve mais quinze anos para fazer isso e não o fez!
O fato que comprova isso, é acerca do filho que o substituiu no trono, Manassés, ter sido um dos piores reis que o povo já teve. Foi idólatra, sacrificou seu próprio filho para Moloque, derramou sangue inocente e fez o povo cometer muitos pecados.
Ezequias não se preocupou em deixar descendentes que seguissem seus passos, e não pensou no futuro da nação. Ao ser informado de que a nação sofreria futuramente ele responde: “Boa é a palavra do Senhor que anunciaste”, pois entendeu que durante sua vida haveria paz e segurança. 2Reis 20.19.
Ezequias tinha um certo egoísmo e isso fez que a nação sofresse muito após sua morte.
Nos dias de hoje talvez estejamos preocupados com nosso bem-estar, vida longa e cura das enfermidades. Quiçá estejamos ignorantes quanto ao futuro da nossa família, com a educação dos filhos e transmissão de valores. Isso poderá custar o afastamento de Deus, a manifestação da maldade e com a colheita de todas essas consequências por parte dos nossos descendentes. Com isso concluímos que é mais fácil liderar um povo a colocar em ordem a própria casa.
Porém, nossa casa em ordem poderá fazer perpetuar nas gerações seguintes e, por onde os nossos filhos passarem, a paz, os bons costumes e o temor a Deus.
Que Deus nos ajude!!!