Enquanto vão indo, a força deles vai aumentando; eles verão o Deus dos deuses em Sião.
Salmos 84.07
Um dos significados da palavra “cansaço” é: sem forças. Ultimamente tenho ouvido muitas pessoas falarem que estão cansadas. Na verdade, o próprio profeta Isaías disse que até os jovens se cansam. Sim. Todos, em algum momento da vida, nos sentimos sem forças.
E deve ser motivo de preocupação quando a palavra “cansaço” persiste em estar em nossos lábios, ou quando o “sentir-se cansado” se prolonga por tempo indeterminado.
O Salmo de número 84 nos fala daquele que encontra força no Senhor, aquele que até passa pelo vale de lágrimas, mas faz dele um lugar fértil.
De força em força, o que espera no Senhor, prossegue o seu caminho… Ou, nessa versão acima “a força vai aumentando enquanto caminham”, ou seja, nessa perspectiva não há espaço para uma parada, mas a força vem enquanto se caminha.
A bela canção de Marcos Almeida “esperar é caminhar” diz:
‘Mesmo sem saber como Tu dirás
Dentro de mim reinará a Tua paz
Que me faz saber
Que esperar em ti
É sempre caminhar’
A nossa natureza nos insiste em querer nos fazer parar para descansar. É claro que precisamos descansar do trabalho, das atividades, do esforço físico e mental, mas, não há lugar para o descanso dos propósitos firmados com Deus, para o descanso da oração, da vida espiritual e da comunhão com Deus e com nossos irmãos. Não existe “dar um tempo” do relacionamento com Deus! A força consiste em prosseguir, em avançar, em perseverar! Seja em tempos de bonança ou de guerra; seja nas comemorações ou nos vales de lágrimas… Não se pode desistir! Não se pode deixar ser inundado pelo desânimo, pela procrastinação ou pela inércia! Todo dia pode ser especial!
Esperar é caminhar e a caminhada com Deus nos fortalece e nos forja para enfrentar mais um dia, uma semana, um mês ou um vendaval.
Prepare-se para um novo percurso e receba a força que precisa.
Lídia Loback
16.08.20