Vencendo o medo do fracasso 

vencendo o medo do fracasso

Na atual era da sociedade do desempenho, falhar é inadmissível. Cobram-se grandes feitos, expectativas superadas e sonhos realizados.

Não é à toa que a ansiedade e depressão andam em alta. Os transtornos são estimulados pelos resultados indesejados que podem acometer qualquer um.

A gente se prepara para criar o futuro de acordo com o que se sonha, no entanto, o futuro é desconhecido e não se pode calcular apenas pelos nossos esforços.

O medo do fracasso pode até levar a atos extremos contra a própria vida, e pode adoecer. No meio dos pensamentos estão aqueles: “o que eu vou dizer?” “O que vão falar?”, ou seja, está intrinsecamente ligado à imagem do que apresentamos aos outros.

Ler mais

Que fiz esse ano? O futuro começa hoje!

presente-futuro

O ano está acabando. Isso é fato. Certamente o relógio corre depressa, os dias passam, todos se preparam para as últimas festas do ano, presentes, presença e muitos votos de felicidade. De certo modo, surge uma pergunta que todos fazem: o que eu fiz esse ano? Conquistei o que procurava? Atingi meus objetivos? Bati minhas próprias metas?

É certo que não fomos bons o bastante e em outra meditação falo sobre a busca da perfeição. No entanto, nem tudo depende de nossa própria vontade. Há muitas variáveis, circunstâncias complexas e surpresas indesejáveis. Talvez uma doença, uma perda, um desemprego. E aí, as metas se vão como as águas de uma corredeira.

Ler mais

Agitado como árvores numa tempestade

árvore na tespestade

Havia chegado à corte de Judá a seguinte notícia: “A Síria se aliou com Israel contra nós!” O coração do rei e de seu povo estremeceu de medo, como árvores se agitam numa tempestade.

Isaías 7.2

A princípio, quem nunca teve o coração estremecido de medo? Ou quem nunca perdeu sono ou apetite por conta de uma ameaça? Afinal, quem nunca sofreu com uma notícia aterrorizante?

O rei e o povo estavam apavorados! Eles não estavam preparados para uma guerra contra Israel e o exército da Síria! Eles se agitaram, ficaram ansiosos e desesperados!Todos sofremos com diagnósticos médicos indicando um grave problema de saúde, ou com a demissão do emprego ou ainda com a notícia da morte de um querido e com más noticias.

Ler mais

Mantendo o controle emocional

Cotrole das emoções

Em 2 Samuel, capítulos 15 e 16, relata a história da fuga de Davi, após a conspiração do seu filho Absalão. Como se não bastasse o cansaço, a frustração e a incerteza sobre o futuro, um homem chamado Simei aproveita para amaldiçoar Davi, andando ao lado, jogando pedras e terra e lançando palavras hostis.

Joabe, o comandante do exército, quis resolver o problema, mas não lhe foi permitido por Davi. Nesse momento, podemos observar um controle emocional por parte do Rei Davi que poucos de nós podemos demonstrar ao sermos contrariados.

Jesus também nos deu um exemplo. Ao enviar mensageiros para avisar determinado povoado que estaria entrando ali, teve a recepção negada. E Tiago e João, indignados com a negativa, perguntaram: “Senhor, queres que façamos cair fogo do céu para destruí-los?” Jesus os repreendeu e afirmou ainda que não viera para destruir os homens e sim salvá-los (Lucas 9.53-54). Se tivéssemos o poder bélico de Davi, ou Todo o Poder de Jesus, talvez andássemos atirando umas bombas por aí, ao sermos contrariados.

Ler mais

A importância da Bíblia na família

biblia-filhos-familia

Gravem essas palavras… Ensinem-nas a seus filhos… Andando pelo caminho, sentados à mesa… Para que tudo lhes prospere! (Conforme Dt. 11.18-21)

No mundo do Islã, as crianças aprendem a ler e a escrever no Alcorão. Aprendem a decorar e a recitar versos e mais versos. Enquanto crescem, vão sendo desafiados e aprender mais do livro que rege a sua religião. No mundo cristão, onde dizemos saber de Cristo e imita-lo, pouco se sabe da Bíblia. Cantamos bastante e isso é bom, mas recitamos pouco das escrituras sagradas.

Considero-me grata por ter vivido uma infância com Escola bíblica dominical, onde aprendíamos a decorar a Bíblia. Aprendi mais da Bíblia na infância do que no Seminário. Na adolescência, fazíamos debates bíblicos e a competição estimulava a conhecer mais da Palavra.

Ler mais

O especial comum do dia a dia

Foto "O comum é especial" de Lisanias Loback

“Sem o comum nada é especial”. Temos ouvido muitas expectativas com relação ao pós-pandemia: Depois da pandemia vou te visitar; Logo que passar isso vamos viajar; Assim que terminar a pandemia vou retomar a dieta, ou a academia. Estamos, obrigatoriamente, mais reclusos em casa. Não há festas, não há cinemas, multidão… E, então, algumas pessoas … Ler mais