Ano novo!
Estamos em uma época de reflexões. O ano finda e nos vemos fazendo um balanço do que conseguimos ou não fazer: dos projetos inacabados ou daqueles que nem iniciados foram. Um misto de alegria e tristeza se misturam, o que perdemos e o que ganhamos visitam as nossas lembranças.
A época é também de rabiscar o novo ano. Mexemos nos projetos engavetados, visitamos rascunhos e preparamos novos planos para a caminhada.
Um novo ano, é como um novo mês, ou um novo dia: Uma nova oportunidade. Precisamos aproveitar cada uma dessas oportunidades que nos são presenteadas. Perdoar, costurar, fazer e refazer. Priorizar escolhas que nos trazem benefícios e investir em pequenos e grandes projetos que permeiam nossos mais variados sonhos.
Considerando que os últimos tempos têm sido desafiadores para qualquer pessoa que deseja ter um pouco de planejamento pessoal, entendemos que não só de boas intenções se constroem projetos e novos caminhos. É preciso humildade, fé e perseverança para alcançar pequenas conquistas, e dar pequenos passos que nos levarão para longe da procrastinação, da preguiça e da mesmice que carregamos durante anos ou décadas de vida. Portanto, à luz da Bíblia, veremos como a humildade, a fé e a perseverança podem nos ajudar a conquistar cada dia do novo ano, nos fazendo escrever uma história segura e de acordo com a vontade de Deus.
Humildade
Ao lermos uma Biografia, ou ao assistirmos um documentário, ficamos com as grandes conquistas das pessoas ou empresas. Dificilmente, nos atentamos a detalhes que fizeram diferença, aos pequenos passos e ínfimos movimentos que foram primordiais para se chegar onde chegou. Geralmente desejamos coisas grandes, carregamos sonhos megalomaníacos, que fogem ao natural e ao trivial. Na ânsia de se conquistar o excepcional milhares de pessoas apostam em loterias e jogos que, como se, num passe de mágica, pudesse se tornar milionário.
A busca pela grandeza faz os homens atravessar a legalidade e a moralidade, atravessar pessoas e processos para conquistar a fama, o dinheiro ou o sucesso.
Em Zacarias, capítulo 4, versículo 10, o Senhor diz: “Não desprezem os começos humildes, pois o Senhor se alegra ao ver a obra começar”. Pequenas atitudes podem gerar um grande caminho, um grande projeto! Precisamos ter a humildade em dizer: é um pequeno passo, mas é importante.
O início de um livro é um esboço, ou uma pequena frase! O inicio de uma grande obra é o lançamento de uma pequena pedra fundamental! O pequeno poderá se tornar grande, mas o mais importante é que o pequeno gesto, o pequeno passo e o pequeno desenho é uma grande conquista na terra de quem imita, critica e nada produz!
Tenhamos a humildade de começar, pode ser algo tão pequeno como a pequena nuvem do tamanho da mão de um homem, pode ser como um grão de areia ou como um grão de mostarda, mas é fundamental que seja investido, que venha à existência. Que saia do “mundo das ideias” e que venha à luz.
Fé
A fé nos faz acreditar! A semente germinará debaixo da terra, onde ninguém vê, onde está oculta, ela se mexerá e romperá para fora! A fé gera vida! A fé de que Deus está nos nossos pequenos passos e nos nossos pequenos sonhos nos faz acreditar que tudo é possível!
Em Marcos 9.23, Jesus disse a um Pai aflito por estar lidando com um filho possuído por demônios desde a infância: “Tudo é possível para aquele que crê”! A fé move a pequena semente e a faz crescer! A fé é imprescindível para a nossa caminhada como filhos de Deus, pois: “Sem fé é impossível agradar a Deus” Heb. 11.6.
Rabisque teus sonhos com fé, projete-se ao futuro com fé, rascunhe o pequeno início com fé e poderá ver o impossível se tornar real.
Perseverança
É preciso perseverança para continuar investindo em uma pequena semente. É preciso perseverança para terminar uma Faculdade, para continuar no casamente, para investir apesar das oscilações do mercado. Perseverança às vezes é vista como uma teimosia, que não sai do ringue mesmo que ferido e que não abandona um tratamento, mesmo sem ver os resultados.
Em Eclesiastes 11.6 diz: “Semeie pela manhã e continue a trabalhar a tarde”. É obvio que de manhã para a tarde pouca coisa ou nada mudou na semente. Ela está quieta. Mas o semeador precisa continuar semeando, investindo e perseverando. Provérbios 14.23 diz: “o trabalho árduo produz lucro”, e em Gálatas 6.9 diz: “Não nos cansemos de fazer o bem. No momento certo, teremos uma colheita de bênçãos, se não desistirmos”.
Fazemos parte de uma sociedade que desiste fácil, que cansa, que está sempre procurando algo milagroso, um plus ou uma cereja no bolo. A internet está cheia de “receitas” prontas e rápidas. Dicas para alimentação, para curas de males, para ganhar dinheiro e para arranjar um “novo amor”. Mas, a Bíblia nos ensina a perseverar! Enquanto muitos rearranjam famílias alguns poucos celebram bodas de prata, de ouro e de pequenas, porém, importantes pedras preciosas. Todos os que viveram muitos anos no mesmo relacionamento enfrentaram muitas dificuldades. Todos os que se aposentaram na mesma empresa que iniciaram tiveram de se adaptar a mudanças e rotinas. Todos os que insistiram no mesmo projeto precisaram readequá-lo em diversas ocasiões. Mas, o diferencial em cada um desses é: permaneceram!
No próximo ano, próximo mês ou próximo dia não jogue a toalha, não desista e não desça do ringue! Permanecer é coisa de gente grande, de gente batalhadora! gente que aprende a lidar com os fracassos e se superar a cada nova oportunidade.
…
Portanto, valorize tua semente, teu projeto e tuas iniciativas. Não espere aplausos, não espere plateia. Cada um está envolvido com seus sonhos. Lute!
Para finalizar, quero deixar o versículo 14, do capítulo 4 de Neemias, com cada um de nós (também preciso vencer):
“Não tenham medo do inimigo! Lembrem-se do Senhor, que é grande e temível, e lutem por seus irmãos, seus filhos, suas filhas, suas esposas e seus lares”
Em Cristo,
Lidia Loback
NT. Bíblia Nova Versão Transformadora