É o tempo de despedirmos de um ano e iniciar um novo – um novo começo. São momentos de gratidão pelo que passou e de fazer muitas promessas para o novo ano.
Não necessariamente o novo ano vai ser melhor apenas por ser novo, é um desafio trazer uma transformação por nós mesmos, já que muitas coisas não dependem de nosso querer ou esforços.
Oramos pelo novo ano e desejamos que seja melhor. Fazemos planos de renovação, estabelecemos novos desafios, mas, lá no fundo tememos situações incontroláveis e surpresas desagradáveis.
Quando Moisés morreu, Josué precisou se preparar para dirigir o povo para um novo começo. O deserto estava finalmente ficando para trás, mas a presença de Moisés durante todos aqueles 40 anos já não era possível. Além disso, havia um rio para atravessar, inimigos desconhecidos e muralhas. Mas, Josué foi muito forte e destemido a partir de sua experiência ao lado de Moisés, e por causa do mais importante, a palavra de Deus que o impulsionava!
1. Seja forte
Assim como Josué precisamos ser fortes e resilientes. Há pessoas pessimistas, há ameaças e há muitas críticas. Josué precisava ser firme e seguro do que falava. Deus havia lhe dado uma palavra, mas ele era o líder. A direção era dada por ele, não podia se desviar daquilo que Deus lhe dissera. E, então, para ser forte Josué precisava colocar em prática uma promessa de Deus: a promessa da nova terra.
2. Seja corajoso
Há muitas pessoas fortes, que são como tratores, que passam por cima de muitos desafios, mas têm medo. O medo desmedido é capaz de paralisar alguém que é forte. A coragem precisa estar aliada a força. É preciso coragem para atravessar rios, e gritar para que os muros caiam. Em alguns momentos a força não é suficiente, é preciso ter coragem!
3. Você não está sozinho
Essa é uma ótima notícia. Não basta ser forte e ter coragem, pois se acharmos que estamos sozinhos, facilmente desanimaremos.
Em Eclesiastes 4 diz: “é melhor serem dois do que um“. Um ajuda o outro.
Na comunidade de Jesus não há espaço para a solidão, mas sim para a solidariedade. Não há espaço para o trabalho solitário, mas para um trabalho coletivo e cooperativo.
O novo terreno onde vamos pisar está à frente. Alguns inimigos já conhecemos (os velhos adversários que nos rodeiam), mas outros são desconhecidos. Mas, é bom não estarmos sozinhos.
Além do povo que rodeava Josué, alguns amigos, um exército forjado no deserto, sacerdotes, e o mais importante: Deus. Aquele que havia encorajado dava a proteção. E Ele também prometeu: eu não vou abandonar você! Essa é uma promessa maravilhosa, não só para Josué, mas para todos os que nEle confiam.
2022 vem ai! Um novo começo
O novo ano está aí, e com ele uma nova oportunidade de desfrutar da continuidade dos planos de Deus. Às vezes pode ser apavorante saber que no decorrer do processo não podemos contar com pessoas a quem confiávamos nosso destino. Talvez eram pessoas que direcionava, que passavam tempo com Deus e que intercediam por nós. Agora, é hora de colocarmos em prática as lições aprendidas.
Sim, precisamos ser fortes, e corajosos sabendo que não estamos sozinhos. Há uma multidão conosco, de fiéis, de gente raçuda, há amigos mais que irmãos, há um novo começo com novas oportunidades. Há ainda Deus, que conduz a história da nossa vida. Há Ele que nunca falhou, e que continua insistindo em nós. E Ele, ah, Ele nunca nos abandona!
Bora lá!